Danzig Baldaev foi um guarda prisional russo que viveu entre 1985 e 2005. Entre os anos de 1948 e 2000, Danzig dedicou-se a desenhar e fotografar mais de 3 mil tatuagens de criminosos encarcerados em seu país, mas as imagens só ficaram conhecidas em 2004, com a publicação do livro Russian Criminal Tattoo Encyclopaedia pela editora londrina Fuel. Os desenhos causaram impacto imediato e se tornaram um fenômeno editorial que resultou em mais dois volumes. Um dos pontos interessantes das tatuagens dos presos russos era o teor político que muitos dos desenhos representavam com crítica ao regime soviético. Ladrões, assassinos e arruaceiros revelam, nos desenhos que imprimiram em seu corpo, um grau de politização surpreendente, e também um desprezo completo pelo comunismo praticado na extinta União Soviética após a chegada de Josef Stalin ao poder.
Danzing, quando criança, foi colocado em um orfanato porque seu pai, um “inimigo do regime”, havia sido enviado ao exílio por Stalin. Depois de servir o Exército, Baldaev foi obrigado pelo NKVD (Comissariado do Povo para Assuntos Internos) a trabalhar como carcereiro em uma prisão de Leningrado. Durante os mais de 50 anos em que trabalhou no sistema prisional russo, ele foi desenhando e arquivando as tatoos. Baldaev chegou a ser denunciado à KGB, que enxergou, no entanto, alguma utilidade naquele bizarro catálogo e deixou-o prosseguir.
Abaixo seguem os significados de algumas das tatuagens anti-soviéticas dos presos russos:
(Com Marx ao centro, as letras desta tatuagem significam: “Os judeus transformaram os russos em suas cobaias”. Anti-comunismo e anti-semitismo)
(Lenin caracterizado como a besta do Apocalipse com O Capital em mãos. Abaixo está escrito: “O chefe do Partido Cominista Soviético”. Na foice, “Avante Comunismo!”)
(Tatuagem no peito de um ladrão cujos pais foram mortos pelo regime: “O agente de Satã e do Demônio na Rússia”)
(“A economia deve ser econômica!” Nos chifres de Brejnev está escrito “Glória ao Comitê Central do Partido Comunista!”)
(Acima: “Boris, você está certo!”. Abaixo: “Eu sempre agarrei e agarro meu copo com as mãos firmes. Não sou um bobo como Misha Gorbachev que só bebe ryazhenka (tipo de iogurte)”. Na testa de Gorbachev: “Inimigo do alcoolismo”)
Abaixo, seguem algumas fotos do livro “Russian Criminal Tattoo Encyclopaedia” tiradas por Danzig Baldaev:
Você pode comprar as duas primeiras edições da Russian Criminal Tattoo Encyclopaedia no Brasil, a Primeira edição AQUI e a Segunda Edição AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário