Psicologia das Cores
Para entender a psicologia das cores e como influenciam na vontade das pessoas precisamos passar pelo estudo de seu significado através da semiótica, que nada mais é que o estudo dos signos, ou seja, as representações das coisas do mundo que estão em nossa mente. A semiótica ajuda a entender o processo de como as pessoas interpretam mensagens, interagem com objetos, pensam e se emocionam.
Uma das linhas de estudo da semiótica é o estudo das Motivações do Consumidor através das cores. Em uma breve explicação, vejam como as cores podem influenciar na vontade e no desejo das pessoas em relação a tudo que as cercam.
Existem algumas indicações seguras quanto ao uso das cores em publicidade:
VERMELHO: Esta é a cor própria dos anúncios publicitários, transmite energia e vigor; também é a cor de todas as paixões, do amor ao ódio; é a cor dos reis e do socialismo, da alegria e do perigo; era usado pelos imperadores romanos e pode evocar a guerra e o mau. Assim, simboliza sensualidade, calor, agressividade, sangue, fogo, revolução, ação, paixão, força, desconfiança, destruição, crueldade e raiva. Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.
LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados. Atua como estimulante dos tímidos e tristes. Utiliza-se para simbolizar entusiasmo, exaltação, alarme, força ativa, energética, radiante e expressiva. É de caráter estimulante e se relaciona com produtos comestíveis.
AMARELO: É a cor mais intelectual, para muitas culturas representa calor, já que se associa com o sol ou com o poder, pois se assemelha ao ouro. No entanto, é a cor mais contraditória, podendo simbolizar, segundo sua tonalidade, inteligência, comunicação, força, alegria, vontade, ou inveja, ira, covardia, traição e arrogância. Chama atenção e causa um forte impacto no público, pelo que é geralmente usado nos sinais de trânsito, pois se diz que é a primeira cor que o olho humano distingue. Pode usar-se em artigos para pessoas que procuram o triunfo, em produtos elaborados com milho e é muito comum encontrá-lo em vasilhames de bronzeadores. Quando se usa o amarelo ouro, este simboliza valor, os sentimentos mais elevados, bem como qualidades inclusive sagradas. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.
VERDE: Estimulante, indica versatilidade, simpatia e renovação. É considerada uma cor de equilíbrio, reduz a tensão associa-se com pessoas inteligentes e sociáveis que lhes agrada a vaidade e detestam a solidão. Mas comercialmente, tem pouca força sugestiva, pois oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizem o frio, azeites, esperança, realidade, natureza, vegetação, saúde, razão, lógica, umidade, frescura, crescimento e juventude e também anunciar artigos aparentemente ecológicos ou produtos de menta e em refrigerantes cítricos, pois é símbolo de frescura.
AZUL: Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio. É também a mais fria das cores, porém, a mais atraente. É a cor do infinito, dos sonhos, dos introvertidos e remete também à inteligência, emoções profundas e eternas. Simboliza a beleza, grandiosidade, sabedoria, amizade, fidelidade, serenidade, ordem, solidão, tristeza, tranqüilidade, verdade, dignidade e constância. Não cansa a vista se pintam grandes extensões de azul, ademais dá sensação de frescor e amplitude. Pelo que representa, o azul é cor mais utilizada pelas empresas de tecnologia, também usado para embalar alimentos congelados, pois dá a impressão de que estão frios.
ROSA: É a cor da mulher, reflete ingenuidade, bondade, ternura, bons sentimentos, amor, afeto, nobreza e ausência de tudo mau. Está relacionado com produtos femininos, de maternidade, bem como para os dirigidos ao segmento infantil e pré-adolescente.
ROXO: É a cor da prudência, remete a sabedoria, filosofia, sofisticação e contemplação. Tem a ver com o emocional, o espiritual e transmite profundidade e experiência. É utilizado para comunicar melancolia, realeza, dor, sentimentos intensos, religiosidade, magia, sofisticação e suntuosidade. Na publicidade, é utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; de luminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.
PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.
MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade.
CAFÉ: É uma cor masculina, severa e confortável que dá a impressão de gravidade e equilíbrio. Igualmente se associa com a terra, bosques, pradarias e o outono, e pode ser inserido num lugar acolhedor, como os construídos com madeira. No comércio, é muito utilizado para anunciar produtos da temporada outonal.
VIOLETA: Transmite calma, dignidade, estima, valor, roubo, afetividade, miséria, calma, violência, agressão, poder sonífero.
CINZA: Encontra-se na transição entre o alvo e o negro. Simboliza neutralidade, discrição, indecisão, chatice, velhice e ausência de energia; também pode comunicar sentimentos de tristeza, dúvida e melancolia, ainda que transmite igualmente quietude. Esta é uma cor que se adapta a tudo. Quando se usa uma cinza prateado, pode ter-se a sensação de brilhantismo, luxo, elegância e velocidade. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.
PRETO: Transmite refinamento, elegância e sofisticação, ainda que também representa o mau, a morte, a escuridão, mistério, bem como poder e elegância. Muitos artigos nesta cor são para gente exclusiva. Emprega-se para anunciar e estimular a compra de produtos custosos e de luxo. Deve ser evitado o excesso, pois tende a gerar frustração, apesar de ser expressivo é angustiante ao mesmo tempo.
BRANCO: Pureza e sinceridade. É utilizada para obtermos paz de espírito, harmonia e equilíbrio. É a cor que maior sensibilidade possui frente à luz, é a soma de todas as cores e se utiliza na publicidade para simbolizar inocência, paz, pureza, virgindade, limpeza e luminosidade. Está presente nos comerciais de água, produtos de limpeza e detergentes.
COMBINAÇÕES
AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.
AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.
AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indivíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.
VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.
VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.
AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.
Existem muitas combinações possíveis e várias ferramentas que auxiliam o trabalho de cores, a minha preferida é Kuler, uma ferramenta online muito útil na criação de paletas de cores. Permite selecionar diversos padrões de cores além de permitir ao usuário criar o próprio “padrão”. Também é possivel fazer o download do programa para trabalhar em seu desktop.
O Kuler é assinado pela Adobe, após criar a paleta é possível exporta-la para o qualquer software do fabricante. Confira em http://kuler.adobe.com
Infográficos sobre o assunto: Roda de cores, A psicologia das cores.
Fonte: Wikipédia, Scribd Brasil. / www.capovdesign.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário