quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Como cuidar do Piercing para não inflamar

Para evitar que o piercing infeccione deve-se colocar o piercing numa loja legalizada e devidamente limpa, além de tomar as vacinas do tétano e da hepatite, porque assim há menos risco de pegar doenças graves como hepatite ou Aids, por exemplo.
Depois de fazer o piercing, é normal o local ficar dolorido, inchaço e avermelhado durante os primeiros dias. E nesse período é importante manter o local do piercing sempre limpo e seco, pois é no primeiro mês que há um maior risco dele infeccionar.
Como cuidar do Piercing para não inflamar

Como limpar o piercing no 1º mês

Para manter uma boa higiene do piercing e evitar infecções, seja na orelha, no nariz, na boca ou no umbigo, existem 4 cuidados essenciais que deve ter:
  1. Lavar as mãos antes de tocar no piercing, se possível com sabão antibacteriano;
  2. Limpar a pele em volta do piercing utilizando uma gaze umedecida com soro fisiológico;
  3. Desinfetar a região com uma gaze umedecida com iodopovidona ou Povidine, por exemplo;
  4. Finalizar secando a região em volta do piercing usando uma gaze limpa e seca.
Este cuidados devem ser repetidos 2 a 3 vezes por dia, sendo também recomendado movimentar e rodar o piercing pelo menos 2 vezes ao dia, de forma a evitar que as secreções fiquem coladas junto do piercing. 

O que fazer se o Piercing Inflamar

Mesmo tendo todos os cuidados ao limpar o piercing, podem surgir alguns sinais que indicam que a pele em volta está ficando inflamada ou com uma infecção, como inchaço no local, dor intensa, vermelhidão intensa, sangramento ou presença de pus.
Nesses casos, é aconselhado ir no pronto-socorro, para que possa ser feito o tratamento adequado por um médico ou enfermeiro. O tratamento depende da gravidade da infecção, podendo ser necessário o uso de analgésicos ou de antibióticos. 
Como cuidar do Piercing para não inflamar

Como cuidar de cada Tipo de Piercing

Embora as dicas de limpeza possam ser usadas em qualquer parte do corpo, cada região do corpo precisa dos seus cuidados especiais, que incluem:
  • Piercing no nariz: é importante limpar o nariz várias vezes ao dia, usando com um lenço e sem apertar, para evitar o contacto do piercing com sujeira do nariz;
  • Piercing no umbigo: é recomendado evitar dormir de barriga para baixo, especialmente durante o primeiro mês, sendo também indicado usar roupa larga que não raspe ou puxe o piercing; 
  • Piercing na orelha: é recomendado evitar dormir sobre o piercing nos primeiros dois meses;
  • Piercing no dedo: é importante usar luvas quando for usar produtos de limpeza fortes, como lixívia por exemplo, sendo também recomendado lavar as mãos com sabão de glicerina várias vezes por dia;
  • Piercing na sobrancelha: é indicado evitar o uso de produtos de beleza nessa região durante o primeiro mês, como bases ou corretivos, por exemplo;
  • Piercing na boca: é importante apostar nos alimentos moles e frios nas primeiras duas semanas após fazer o piercing, optando por comer  iogurte, mingaus e sucos de fruta, por exemplo. Além disso, é também recomendado usar um desinfectante oral após escovar os dentes; 
  • Piercing na região genital: é importante fazer a higiene íntima pelo menos 3 vezes por dia, usando água morna e sabonete íntimo suave. Além disso, deve apostar no uso de roupa íntima de algodão e usar apenas roupas largas durante o primeiro mês.  
Geralmente, a cicatrização total de um piercing demora cerca de um mês, e após esse tempo é possível substituir o piercing colocado na loja, por outro mais pequeno e de material antialérgico. Estes apenas devem ser comprados em lojas especializadas e de confiança, como lojas de tatuagens, piercings ou ourivesarias. 

Principais riscos de fazer um Piercing

Fazer um piercing pode não ser um ato tão inocente quanto possa parecer, uma vez que pode trazer alguns perigos para a saúde, como:
  • Provocar reações de alergia: alguns piercings, especialmente os feitos em níquel, provocam alergia, levando a coceira, vermelhidão e dor no local;
  • Causar infecções: quando os cuidados com o piercing não são respeitados, especialmente no primeiro mês, existe um elevado risco de surgirem infecções que precisam de cuidados médicos; 
  • Podem provocar cicatrizes: dependendo do organismo de cada pessoa podem surgir cicatrizes com queloides no local, que podem deformam a pele.
Em casos mais raros e graves, o uso do piercing pode provocar endocardite, que é a inflamação do tecido que reveste o coração e que é provocado pela entrada de bactérias no coração através do sangue, levando a infecções que podem pôr a vida em risco.
Fonte: www.tuasaude.com

Nenhum comentário: