quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Os Maoris

Comportamento

As tatuagens tribais são as favoritas de muita gente, entre as diversas tribos da Polinésia está a Maori, que obviamente é de onde vem a tatuagem Maori :P
Como passei um tempo na Nova Zelândia, terra de origem dos Maoris, vou me arriscar um pouquinho a falar sobre a história desse povo e do significado da tatuagem Maori.

Os Maoris

Os MaorisA Nova Zelândia foi uma das últimas terras do planeta a serem colonizadas e como conta a história, em toda colonização há guerra, muitas perdas e os índios foram sumariamente reduzidos.  Assim foi lá, até ser assinado um tratado onde os Maoris permitiam que os ingleses usassem suas terras.
Muuuuito anos depois, o governo criou diversas leis para proteger a cultura Maori, recompensa-los pelas perdas do passado e incluir de fato na sociedade atual os dois povos – descentes de maori e de ingleses com igualdade (de verdade, não como fazemos aqui no Brasil).
Graças a isso, a cultura está realmente viva até hoje, com suas cantigas, tatuagens, comidas, língua etc.
Isso fica claro a cada ínicio de jogo do All Blacks – melhor seleção de rugby do mundo – quando eles ““dançam”” o HAKA.

Significado da tatuagem maori

Existem na verdade 2 tipos de tatuagens que podem ser ditas como Maori: Kirituhi e Moko.
O Moko é a verdadeira, o nome é Moko porque na verdade são escritas numa linguagem chamada Ta Moko.
Nessa linguagem, Ta Moko, as conquistas e história do homem era contada em sua pele. Ou seja, quanto mais tatuado mais realizações aquele homem já tivera.
Ainda hoje, é possível perceber isso no governo do país, nas cadeiras ocupadas por Maoris, há homens com o rosto mais e menos tatuado. Isso representa a experiência, quanto mais alto o cargo, com certeza, mais tatuado.

Já as mulheres tatuavam o queijo em símbolo de respeito, ou porque eram casadas ou porque eram muito respeitadas pela tribo.
As tatuagens Maoris no rosto sempre tem algum formato de aves (normalmente o bico), e infelizmente isso, não vou conseguir explicar apesar de ter sido um Maori de verdade que me falou.
O que eu posso dizer é que antes dos ingleses não haviam mamíferos terrestres naquelas terras, eram domina por aves.

Quando você vai fazer um Moko, o tatuador vai ouvir sua história de vida para escreve-lá em Ta Moko na sua pele, isso quer dizer que qualquer outro Maori (ou alguém que saiba Ta Moko rs) vai conseguir repeti-la pra você. O que eu acho incrível!
E uma coisa importante, o tatuador pode decidir simplesmente não tatuar, porque você não é merecedor.

Assista a partir do 17m21s, o tatuador Maori explica a tatuagem Maori do Azaghal do Jovem Nerd


É importante dizer que muito Maoris acham desrespeitoso Moko em não-Maoris, o que eles chamam de “brancos” (mesmo se você for moreninho rs).
E foi por isso que nasceu o Kirituhi.
Quem quer fazer uma tatuagem Maori, mas não pode ir até um Maori em carne e osso (na Nova Zelândia) pra contar suas conquistas e tentar descolar uma tattoo, pode fazer só uma tatuagem inspirada nos traços do Ta Moko. E isso sim pode ser feito aqui mesmo no Brasil – não caía em papo furado de tatuador, o que você vai fazer aqui é Kirituhi.
Com o Kirituhi você pode desenhar o que quiser com os traço tribais das tatuagens Maoris sem desrespeitar cultura nenhuma.
E uma dica importante: quando fizer uma tatuagem Maori, não saia por aí dizendo “fiz um Maori no braço”, porque a única coisa que dá pra entender é que você desenhou um morenão de ombros largos e cara de mau no braço :)

Tatuagem da Polinésia não é Tatuagem Maori

Uma coisa que tem muita gente que confunde é os tribais das outras tribos da polinésia achando que tudo é Maori.
Os Maoris são da Polinésia, mas nem todo mundo que é da Polinésia é Maori, entendeu? Vou ilustrar pra ficar claro:
Tatuagem Maori x Tatuagem de outras tribos

Inspire-se, fotos de tatuagens Maoris (Kirituhi e Ta Moko)

Espero que vocês tenham gostado e que eu tenha conseguido ajuda bastante :D
Deixe dúvidas, adendos e o que mais quiser aqui em baixo nos comentários?

Fonte: http://crescieagora.com.br/comportamento/tatuagem-maori/#more-6657

Nenhum comentário: