sábado, 14 de julho de 2012

Possuídos pelo "espírito" da Tatuagem Sak Yant

Possuídos pelo "espírito" da Tatuagem Sak Yant


Você acredita que uma tatuagem tem poderes sobrenaturais, capaz de proteger contra os perigos, o azar ou causar maldições? Os Tailandeses acreditam, e acreditam de tal forma, que fazem um festival anual no templo de Wat Bang Phra, na província tailandesa de Nakhon , que reúne milhares de pessoas de todas as classes sociais, desde policiais a bandidos, onde em um grande ritual incorporam os espíritos das tatuagens e fazem mimicas representando-os.

As Tatuagens sagradas Tailandesas recebem o nome de “Sak Yant” ( Sak significa tatuagem, e Yant, ou yantra, significa geométrico) que é feita, com varas de bambu pontiagudas, e não por máquinas. Os monges tailandeses não podem tatuar mulheres.

Em geral as tatuagens sagradas Sak Yant, fazem alusão ao Tigre e ao Dragão. Sua história é anterior até mesmo aos templos budistas. Diz a lenda que ermitões que praticavam a magia no bosque descobriram os poderes sobrenaturais desses desenhos que logo foram usados pelos guerreiros que acreditavam que seus corpos ficavam escorregadios , dificultando a penetração da laminas inimigas.

Os Yant são mantras e sempre fazem alusão ao cordão umbilical de Buda. Existem diversas formas de Yant, seja redondo (rosto de Buda) Triangulo ( representando os vórtices Buda, Dharma e Sangha) E Pictórico( animais).

É parte importante do ritual, que a tatuagem seja feita em linha contínua, sem levantar a vara de bambu, de forma que o desenho termine exatamente no local em que começou ( não leve em conta as inscrições, obviamente.)






Nenhum comentário: