sábado, 14 de julho de 2012

A Tatuagem e o Cancer de Pele

A Tatuagem e o Cancer de Pele

Share Muita gente se pergunta se a tatuagem pode causar câncer de pele. Na história da medicina nunca se encontrou um caso de câncer causado por tatuagem. Embora se possa ficar tranquilo quanto a isso, deve-se sempre levar em conta que os pigmentos da tatuagem, principalmente os pigmentos escuros, podem de certa forma esconder a presença de certas pintas cancerígenas, impedindo assim o seu diagnostico precoce.

Quando se faz uma tatuagem, a tinta da mesma fica restrita a células do corpo especializadas na absorção de elementos estranhos ao corpo, chamado de macrófagos.

Podem ocorrer alergias e erupções cutâneas, caso o tatuado possua intolerância a formulação das tintas. Portanto caso ocorra coceira intensa e apareçam bolhas, procure um dermatologista e não o tatuador.

Tatuagens de Henna podem sim representar um perigo, mas somente as hennas adulteradas para a cor preta. A verdadeira henna é de cor de ferrugem. Saiba mais sobre os perigos da tatuagem de Henna
Fazer tatuagens fora de locais credenciados é tão perigoso quanto se consultar com um médico sem registro no Conselho de Medicina, ou fazer uma lipoaspiração ou cirurgias plásticas fora dos consultórios especializados.

A esterilização e utilização de materiais descartáveis é essencial para se evitar problemas tais como: infecção por bactérias, fungos e vírus que podem transmitir doenças infecciosas como impetigo, vírus HIV hepatite. Exija material descartavel e esterilizado. Sempre é bom contar com a colaboração de quem for se tatuar. Uma dica simples é ao terminar sua sessão de tatuagem, exigir que lhe seja entregue as agulhas utilizadas, para que posteriormente o cliente possa as jogar no lixo ele mesmo. O preço das agulhas é extremamente barato e está obviamente incluso no preço da tattoo.

Se ao pedir as agulhas houver uma recusa do tatuador, denuncie o mesmo no telefone ou endereçom ou site da ANVISA:

Disque Saúde (0800 61 1997).

Denuncie: Anvisa - Ministério da Saúde

SEPN 515, Bloco B, Edifício Ômega, 1º subsolo - Brasília (DF)

CEP 70770-502

Telefone: (61) 3448-1235

Pela Internet: http://www.anvisa.gov.br/saneantes/cartilha.htm


Nenhum comentário: