sexta-feira, 13 de julho de 2012

Tatuagem old school

Tatuagem old school
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Se procura filme de comédia, veja Old school.


 

  
Old School
Tattoo antecede a tatuagem moderna, pós-década de 70, remetendo a temas voltados à Marinha, imagens de mulheres, corações, rosas e flâmulas, com textos ou datas especiais. O berço dessa escola foi a Chatham Square em Nova York, difundida por Samuel O'Reilly, que patenteou a maquina de tatuar, em 1891. Seu discípulo, Charlie Wagner continuou o negócio após sua morte, por volta de 1908, com um amigo que pintava paredes e tinha muita habilidade para desenhos. Como a tatuagem não era conhecida na época, os tatuadores do bairro tatuavam suas mulheres para despertar a curiosidade e o interesse. Durante a Primeira Guerra Mundial, a arte se popularizou, como símbolo de força, bravura e coragem. Após a depressão na década de 1920, a Chatham Square perdeu a popularidade e os tatuadores espalharam-se, trabalhando em especial perto de bases navais. A tatuagem old school então tornou-se símbolo da personalidade de quem a ostentava, contando as historias de viagens dos marinheiros. Lembrando que foram marinheiros ingleses, com James Cook, com o contato com polinésios, que ajudaram a difundir essa arte pelo ocidente. Além disso, como os temas ligados ao mar tinham íntima relação com a vida desses homens, que viviam em guetos das cidades e eram, em sua maioria, homens das baixas classes sociais, a temática old school também tinha essa conotação de underground. A impopularidade da tatuagem cresceu ainda mais após a Segunda Guerra Mundial, remetendo a imagem de rebeldia, difundida na época por Marlon Brando e James Dean e ascensão do Rockabilly, que representa o jovem rebelde infrator, por vezes tatuado, e que pouco respeitava a cultura americana. Com um surto de hepatite no início da década de 60, a tatuagem ficou totalmente na clandestinidade, tornando-se ilegal. Após a proibição, a tatuagem old school ficou esquecida.

 

A arteDifundida entre marujos, usando pouca tecnologia e a pouca habilidade dos tatuadores, a arte da old school caracterizava-se por traços simples e cores fortes. Um dos principais expoentes do estilo é Norman Keith "Sailor Jerry" Collins, inspirado pelas culturas japonesa e chinesa e pelos temas ligado a navegação. Os principais símbolos representados nas tatuagens old school são:

 
  • Rosa-dos-ventos e a estrela náutica, indicadoras de direção; 
  • Andorinhas, símbolo de boa sorte, são aves migratórias que representavam a fidelidade do viajante ao lar e a promessa de retorno; 
  • Âncoras, tatuadas principalmente pelos marinheiros mais velhos, simbolizava resistência; 
  • Rosas vermelhas, que remetiam ao amor, e pretas, a morte. Com adagas e caveiras eram símbolos de decepção ou perda de alguém querido; 
  • Coração, com palavras, normalmente “pai”, “mãe” ou o nome de mulher, e flechas; 
  • Flâmulas, com frases e palavras; 
  • Mulheres semi-nuas e Pin-up; 
  • Águia, símbolo dos Estados Unidos, difundida na época da Segunda Guerra Mundial; 
  • Símbolos da Harley-Davidson.

 

Nenhum comentário: